sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

25 de janeiro: convite à oração pelo 2º aniversário da Revolução Egípcia

 
Embora os cristãos tenham liberdade religiosa no Egito, estão sujeitos à discriminação por parte da sociedade e de representantes do governo. Os muçulmanos que se convertem sofrem severa perseguição também. Ore por justiça e paz.


Nesta sexta-feira (25), completam dois anos desde o estopim da revolução egípcia, em 25 de janeiro de 2011, quando jovens egípcios foram às ruas de grandes cidades do país gritar por liberdade, justiça social e pão (símbolo das necessidades básicas da vida, as quais faltam para milhões de cidadãos). Naquele momento, eles provavelmente não tinham a percepção de quais seriam as consequências dos seus atos. 

Hoje, depois que dois anos completos se passaram, o Egito é agora uma nação dividida, transbordando de raiva e frustração, sem qualquer desenvolvimento político ou social. Com a moeda local cada vez mais desvalorizada, a economia está bastante prejudicada.

Esse espírito de raiva e frustração fornece base para um grande confronto nesta mesma data, 25 de janeiro. Estão se espalhando por aí rumores sobre uma segunda revolução, mas, desta vez, dirigida contra a Irmandade Muçulmana e os salafistas (movimento reformista islâmico). O povo acredita que tais governantes tomaram com mão forte as rédeas do Estado egípcio, agindo como se só eles vivessem no país.

Relatos de protestos planejados para ocorrem em muitas das principais cidades egípcias têm circulado pela Internet e programas de notícias por satélite. Políticos proeminentes, escritores e personalidades da sociedade estão incitando os egípcios a voltarem às ruas, proclamando a rejeição à Irmandade Muçulmana e aos salafistas, renovando o apelo a um Estado civil.

Há vários cenários possíveis para esta sexta-feira, o pior deles pode ser o confronto entre o Estado islâmico e simpatizantes do Estado civil. Sombras de violência e tumulto estão aparecendo novamente por todo o Egito, provocando preocupação e ansiedade. Não há como termos certeza do que pode acontecer e como será o desenrolar das atividades dessa sexta-feira, 25 de janeiro de 2013, no Egito e ao redor do mundo

Sendo assim, peça a Deus para que Ele tenha misericórdia e livre o Egito de todo o mal. Junte-se a nós em oração.

 _____

Fonte: Portas Abertas Internacional
Tradução: Ana Luíza Vastag


Nenhum comentário:

Postar um comentário